- BLOG, CURITIBA ANTIGA, MEMÓRIAS DE IARA

A FAMOSA PRAÇA DO HOMEM NU!

PRAÇA 19 DE DEZEMBRO

Incrustada no final da Barão do Serro Azul, encontra-se uma praça que atualmente é um elo de  união entre o centro da cidade e vários bairros importantíssimos. Pois bem, quem usufruiu desta linda praça nos áureos idos dos anos 40 e até bem antes, tem muito a recordar.

Lembro bem que a mesma, ficava em um plano rebaixado das ruas circundantes com belo repuxo na parte central. (Barão, Paula Gomes, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu).

Foi neste logradouro que eu e meus irmãos passamos parte de nossa infância e adolescência, sempre acompanhados de vários amigos da vizinhança.

Lembro bem que à noite, brincávamos até as 21h horário estabelecido pelas famílias e obedecidos religiosamente por nós. Não havia engano pois quando a corneta do Quartel General soava, era o toque de recolher!

Anos atrás, conta-se que neste local havia um grande mercado onde meu avô Francisco Leone teve um comércio de importados logo que veio para o Brasil oriundo da Itália, mais precisamente da região da Calábria (Diamante).  

Algumas grandes casas comerciais ainda são guardadas em minha mente com: Fundição Mueller, Bebidas Zanier e Madeireira Moro.

Recordo bastante do glorioso Passeio Público, onde também nos deliciamos em frequentar, não esquecendo de ótimos banhos em seus rios, que na época eram cristalinos e sem nenhuma poluição e restrição acima de tudo.

Outro ponto importante foi o antigo prédio do saudoso Grupo Escolar Tiradentes, onde eu e manos aprendemos as primeiras letras.

Alguns anos precisamente pelo Centenário do Paraná (1954) a nossa querida praça desapareceu dando lugar a atual, com seus monumentos de grandes artistas paranaenses incluindo o novo Grupo Tiradentes.

Os anos passaram, crescemos e tudo se modificou. Somente a saudade ficou, destes tempos que não voltarão jamais.

RECORDAR É VIVER !

Share Button

2 comentário em “A FAMOSA PRAÇA DO HOMEM NU!

  1. Estas recordações da Tia Iara estão cada vez mais emocionantes tanto pelo conteúdo quanto pela qualidade com que escreve. Isto esta cheirando que deverá acabar virando um futuro livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *