Temos recebido pedidos de estudantes, historiadores e pesquisadores sobre a Chácara da “Nhá Laura Borges“. Resolvemos então fazer um pequeno resumo com as informações que possuímos.
Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer ao primo Lauro Stresser por enviar ao site a fotografia ilustrativa do local, com toda certeza a imagem feita após o ano de 1893, pois já existia a Catedral Metropolita de Curitiba podendo ser observada ao fundo mais a esquerda da foto.
Até onde temos informações essa chácara sempre pertenceu a Laura Maria do Nascimento Borges e seu marido Antônio Vicente da Cruz (informações obtidas por testemunhos de familiares e jornais da época).
Inicialmente viveram nesse local o casal Laura e Vicente com os seguintes filhos: Benedita do Sagrado Coração de Maria, Laura Theotônia da Cruz, Antônio Vicente da Cruz (Padre Antônio, o mesmo que atualmente leva o nome da rua ao lado do Colégio Estadual do Paraná), Maria Antônia de Macedo, Rosa Cândida da Cruz e José Borges da Cruz (Faleceu lutando pela pátria na Guerra do Paraguai como herói de guerra).
Acho importante registrar que uma parte da propriedade (10.767 metros foram desapropriados para a ampliação do Passeio Público de Curitiba. Tempo depois a construção da Casa do Estudante Universitário.
Essa chácara anos depois passou a ser propriedade de Alvaro José do Nascimento, recebendo como herança de sua mãe Benedita do Sagrado Coração de Maria falecida em 1911, sendo ela a primeira filha do casal Laura Maria do Nascimento Borges e Antônio Vicente da Cruz.
Nessa chácara moraram Maria Alves Metternich do Nascimento esposa de Alvaro José, como também o único filho do casal Julio M. do Nascimento, as irmãs da Maria: Amélia e Luíza Alves Metternich.
Mais tarde veio também a viver nessa residência Alvaro do Nascimento, criado pelos avós.
Posteriormente na década de 20 a propriedade foi vendida a José Maria Pinheiro Lima.
Atualmente nesse local está construído o Colégio Estadual do Paraná.
Veja mais Clicando Aqui
Obs.: Se alguém quiser fazer complementos e observações fique a vontade usando espaço para comentários aqui do site ou no facebook.
É de ressaltar que na chácara, também moraram alguns meses Belizia com seus filhos , logo após a viuvez da mesma.
Quando publicamos essas informações não tínhamos conhecimento que José Borges de Macedo era o pai da Laura. Sendo assim existe a possibilidade dela ter herdado a propriedade de seu pai, o José Borges de Macedo, sendo este o 1º Prefeito de Curitiba.
Outra parte que julgo ser importante registrar é um dos filhos da Laura se chamar José Borges da Cruz, provavelmente uma homenagem ao avô.