- BLOG, FAMÍLIA FERRANTE, FAMÍLIA LEONE, FRANCESCO MARIA RAFFAELE LEONE, GIUSEPE LUIGI LEONE, MARIO DO NASCIMENTO, MEMÓRIAS DE IARA

A HISTÓRIA DE NANO!

Apanhado geral da estadia de Giusepe Luigi Leone (Nano) no Brasil. Por Iara N. Alves.

Giusepe Luigi Leone, genitor de Francisco Leone, decidiu fazer uma visita ao seu filho nos idos anos de 1917 mais ou menos. Partindo de Nápoles viajando uns três meses em navio (vapor).

Aqui chegando já se ambientou com a nova terra , sendo esta bem diferente de Diamante. O tempo foi passando e Nano não tocava no assunto de seu retorno à Itália. Certo dia seu filho Francisco lhe perguntou se ele estava disposto a ficar aqui no Brasil cuja resposta foi afirmativa.

A seguir enviaram um pedido para sua mulher para vir morar aqui com seu marido, trazendo suas 4 filhas. A resposta foi a seguinte: “Não iremos morar num lugar desses que não temos o mínimo conhecimento”.

E assim ficou levando a vida o velho”Nano” se ocupando em mascatear, tecidos, bijuterias, remedinhos e etc. viajando pelo interior do Paraná, indo muito para São João do Triunfo local primário quando da vinda de Francisco Leone para o País.

Contava minha mãe Luiza que ele ficou muito apegado ao meu mano Mário que contava na época seus 2 aninhos de vida e todos os dias após ao almoço levava o pequeno para descansar dizendo “andiamo á dormire” Mário. E lá iam os dois, e quando Mário regressava vinha com um bafo de cigarro de palha que o velho fumava; mamãe não gostava muito porém não contrariava seu avô.

Aqui faleceu, não sabendo o motivo nem onde foi sepultado.

Quando aqui chegou sua idade era entre 60 a 65 anos. Morreu depois de seu filho. Francisco Leone faleceu em fevereiro de 1919 com 51 anos, vítima de um derrame cerebral em sua residencia na Rua do Riachuelo.

Quanto ao apelido “Nano”, vem do italiano Nôno, que quer dizer avô.

Rosette usa brincos de pedras verdes trazidas por Nano para minha mãe, os quais foram confeccionados pelo ourives Antonio Ferrante primo de Amália Leone.

Os Ferrante chegaram de Diamante no mesmo navio que vieram Francisco Leone e família.

Texto enviado ao site pela tia Iara – A foto ilustrativa mostra o tio Mario na casa da Rua Riachuelo.

Share Button

2 comentário em “A HISTÓRIA DE NANO!

  1. Algumas informações q eu jamais imaginaria a começar por esse Nano.

    Outra é saber q o Chico Leone teve 4 irmãs.

    Sobre o sobrenome Ferrante meu pai sempre comentava sobre um tal de Nenê.

  2. Tia Iara sempre contribuindo com estórias interessantes.

    Essa foto do tio Maio na casa da R. Riachuelo também é algo inédito, até o momento é a única.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *