ARISTOCRÁTICA SANTOS ANDRADE

Que dizer deste antigo logradouro tão frequentado no passado e nos dias atuais, por estes Curitibanos e porque não incluir, irmãos Brasileiros de todos os cantos deste país que aqui vieram estudar, trabalhar e viver.Todos foram bem vindos colaborando em parte para o crescimento deste torrão, chamado de “CIDADE SORRISO”

Classifiquei este texto como algo “aristocrático” pois esta Praça representa bem nossa sociedade, no que tange à história e cultura de nossa Capital. Ali sempre desenrolaram acontecimentos importantes tais como reuniões e manifestações políticas, culturais, estudantis e outras .

Quando pequenina lembro-me dos dias de comemoração cívica onde nos reuníamos neste espaço, a fim do preparo do desfile que acontecia ao longo da Rua XV de Novembro. Lá comparecíamos com nossos uniformes e calçados impecáveis, ao som das Bandas da Polícia Militar e tantas outras escolares. A emoção maior para nós, consistia passar ante ao palanque das autoridades oficiais do Estado, onde éramos observados pelo bom desempenho de nossa marcha escolar, treinada nas escolas estaduais com antecedência.

Falemos agora de dois marcos importantíssimos de Curitiba, que nada mais é que a gloriosa “UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ” e o suntuoso “TEATRO GUAÍRA”.

Nesta centenária Escola Superior UFPR acompanhamos parentes, amigos, vizinhos e outros tantos, estudarem e virem a se graduar em diversos cursos. Este estabelecimento de ensino colaborou com o País exportando figuras de destaque nas diversas áreas, que atuaram e presentemente ai estão, prestando seus serviços relevantes em prol dos seres humanos.

Outro marco relevante situado ao lado oposto nesta Praça, é o nosso querido “TEATRO GUAÍRA” com sua arquitetura de linhas avançadas (uma das várias construções do ”Centenário do Paraná” data 1954).

Recordo bem quando de sua inauguração foi consumido por um incêndio de grande monta, mas felizmente houve uma recuperação rápida e ai está incólume desafiando o tempo. Muito frequentei este teatro nos bons tempos em que aqui se apresentavam, orquestras, danças, artistas de todas as categorias nacionais e estrangeiras.

Que saudades! Salientemos que, esta Praça era bem animada aos domingos e feriados pelo comparecimento de jovens, que após a sessão de cinema ali iam, para namorar ou tomar um delicioso sorvete.

Vamos agora apreciar os obras de arte encontradas neste logradouro em forma de bustos e estátuas de grandes vultos de nossa Curitiba, entre eles:

O PAI DA AVIAÇÃO (Iolando Malozzi) Santos Dumont

SANTOS ANDRADE (Erbo Stenzel e João Turim) Advogado e Político de Paranaguá

JÚLIA WANDERLEY  (João Turim) 1ª Professora do Paraná nascida em Ponta Grossa

NILO CAIRO DA SILVA (JoãoTurim) Médico Homeopata um dos Mentores da UFPR

ILDEFONSO XAVIER FERREIRA (1º Advogado e Político de Curitiba)

LALA SCHENEIDER (Alfi Vivern) Atriz Paranaense, nascida em Irati

Eis um pequeno apanhado, desta Praça que continua a enfeitar esta nossa querida Capital!

RECORDAR É VIVER!