Hoje nosso post fala um pouco sobre a participação de nossos antepassados tendo ligação direta com o progresso da cidade de Curitiba.
Em primeiro lugar falamos sobre o alargamento da Avenida João Gualberto mostrando decreto da Câmara Municipal de Curitiba autorizando e indicando o valor do pagamento indenizatório a favor de Benedicta do Sagrado Coração de Maria pela desapropriação de parte do seu terreno, historicamente conhecido como Chácara da “Nhá Laura”, situada na Rua Boulevard 2 de Julho, atual Avenida João Gualberto onde atualmente se encontra o Colégio Estadual do Paraná.
Outro acontecimento importante foi a abertura da Rua Padre Antônio (Antônio Vicente da Cruz), situada ao lado do Colégio Estadual do Paraná, conforme anúncios extraídos de jornais antigos de Curitiba.
Confira abaixo.
Vale lembrar que Padre Antônio e Benedicta eram filhos de Antônio Vicente da Cruz e Laura Maria do Nascimento Borges.
Além do nome da Rua Padre Antônio (Justa homenagem), ao meu ver deveria ter na região alusões á Laura Maria do Nascimento Borges (Filha do primeiro prefeito de Curitiba) e á Benedicta do Sagrado Coração de Maria pelas participações importantes que tiveram na história de Curitiba.
Conforme o seguinte link (http://familiadonascimento.com/proposta-de-mudanca-nome-do-passeio-publico-de-curitiba/) o vereador Lauro Esmanhoto presentou um ante-projeto de lei propondo a mudança de nome do Passeio Público de Curitiba para Laura Borges.
Não acho que o Passeio Público de Curitiba deveria mudar de nome para Laura Borges, porém o poder público municipal poderia colocar uma placa nas dependências do primeiro parque da cidade lembrando a Laura.