Cartão Postal Histórico publicado em livro.

Todos sabem que estou em constante busca de informações envolvendo nossos antepassados para registrar e compartilhar com amigos, parentes e visitantes deste website.

Para minha surpresa e alegria encontrei ontem na internet uma reprodução do cartão postal publicado no livro São Francisco do Sul – Muito além da viagem de Gonneville do autor Sílvio Coelho dos Santos (In Memoriam), enviado pela Belízia Metternich Rebello á Anna Alves Metternich (pra quem não sabe Anna é a mãe de nossa bisavó Maria A. Metternich do Nascimento e sua irmã Belízia) á felicitando por seu aniversário no ano de 1910.

Confira abaixo:

Se não bastasse a beleza do cartão tivemos outras importantes informações como aniversário e endereço da trisavó Anna A. Metternich moradora em Curitiba, na rua Saldanha Marinho.

Essas “novas” informações facilitam nossas pesquisas para descobrir o dia, mês e ano de seu falecimento sendo após agosto de 1910.

Para encerrar deixamos um breve resumo sobre o livro.

São Francisco do Sul – Muito além da viagem de Gonneville  

– Esta obra narra um episódio singular das relações entre a população indígena e os europeus que se dirigiram ao que é hoje o litoral sul do Brasil, no século XVI: a formação de uma família ameríndia em Honfleur, na bretanha. Essomeriq, Binot de Palmier, Carijó, Baía da Babitonga. Sílvio Coelho dos Santos, Aneliese Nacke e Maria José Reis (Organizadores) Carlos Humberto P. Corrêa, Dalmo Vieira Filho, Hoyêdo Nunes Lins e Raquel S. Thiago (Co-autores) Rosa Alice Mosimann (versão para o Francês).

Por Renato Rizzaro. Visite seu blog Clicando Aqui

  • Iara N. Alves
    Iara N. Alves 7 de janeiro de 2019 às 14:09

    Excelente matéria publicada ! Aos poucos vamos encontrando novos fatos e relatos sobre esta aristocrata família à qual tenho o orgulho de pertencer !!!

    • Albano
      Albano 7 de janeiro de 2019 às 14:19

      Obrigado tia. Suas participações são sempre bem vindas. Aliás, com sua colaboração sabemos que a casa não era a mesma da Desembargador Motta.

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:19

    Fico pensando que alguém guardou esse cartão postal para hoje termos acesso a ele tantos anos depois.

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:22

    Ontem conversando com a tia Iara surgiu uma dúvida se a Belizia era casada nessa data.

    Sim, era, conforme anotações abaixo:

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:30

    Aqui a data do nascimento da Belizia. Sendo assim ela tinha 22 anos, iria completar 23.
    Correto?

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:35

    Vamos agora fazer mais um exercício com datas. Se Ernest Metternich tinha 9 anos quando chegou ao Brasil em 1852. Em 1910 ele se vivo fosse teria 67 anos.

    Segue o ano do falecimento (mesmo q aproximado do Ernest).

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:38

    Já a Bisa Maria A. Metternich do Nascimento nasceu em outubro de 1870. Seu pai Ernest tina 27 anos. Agora precisamos ir em busca de informações sobre a Anna A. Metternich.

  • Albano
    Albano 7 de janeiro de 2019 às 15:41

    Pra completar não poderíamos deixar de postar a foto da Belízia. Até porque foi a ação dela quem originou essa publicação.

  • Arthur Leone 17 de janeiro de 2019 às 14:39

    Bom dia caros! Algum de vocês tem conhecimento de benvenuto leone?minha família é radicada em salvador, e estou buscando a história de meus antepassados, se tiverem algo a dizer agradeço.

  • Deixe seu comentário