- BLOG, CURITIBA ANTIGA, MEMÓRIAS DE IARA

CIRCUITO RELIGIOSO.

Estou lhe convidando nesta data, a fazer um passeio muito interessante, pelas principais igrejas do centro de Curitiba. Iniciemos pela principal que é a nossa CATEDRAL METROPOLITANA.

Imponente nos dias de hoje com sua arquitetura gótica, se encontra no principal ponto central de Curitiba, à Praça Tiradentes.

No passado, nos idos de Colônia e mais tarde no Império, foi erguida uma simples capela com o nome de Capela de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Pois bem com a evolução dos tempos, a acanhada capela tornou-se uma Catedral famosa e conhecida por todo o País e talvez mundialmente.

Foi nesta Catedral que passei muitos anos de minha infância, junto aos manos e amigos do bairro. Como minha mãe era católica, nos levou ao batismo, 1ª comunhão etc. Já a família de meu pai, era presbiteriana e nos convidava para sua igreja.

Gostávamos muito da escola dominical, sendo orientada pela nossa prima Aurora Rebello. Salientemos que meu pai foi muito liberal na educação religiosa dos filhos. Sendo assim frequentamos as duas igrejas simultaneamente por muitos anos. Mas voltemos à Catedral que na época de minha infância era menor que a atual.

Foi construído na parte traseira um anexo que abrigou a casa pastoral, secretarias e no solo, um salão para eventos. Fiz parte muitos anos do coral da Catedral, tendo participado também da Mocidade Católica. Quando menina gostávamos de subir as escadas que levavam à torre onde se encontravam os sinos. Quem cuidava da parte mecânica dos relógios, era um senhor com o nome de Humberto Lambert morador ao lado da igreja.

Outra figura inesquecível foi um administrador Sr. Felício, com uma paciência extrema para aguentar a criançada que gostava de explorar todos os cantos da Catedral. (especialmente tocar os sinos, ato impossível pois dependia de peso corpóreo afim de puxar as cordas) Não esqueçamos de salientar que muitos arcebispos importantes estão lá sepultados. Nos conta a lenda, que existe nos porões, uma passagem (túnel) que liga a catedral, às ruínas de S. Francisco curiosidade muito observada por nós na infância.

Passemos agora para a Igreja da ORDEM 3ª situada no Largo da Ordem, antiguíssima também muito conhecida por todos, contando com um Museu muito interessante, pois foram achados vários documentos guardados em suas paredes que fizeram parte de seu acervo!

Logo adiante, deparamos com duas importantíssimas igrejas, sendo à esquerda a inesquecível IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE também com suas torres imponentes. Lembremos de seu pastor por muitos anos o venerável DR. SÁTILAS DO AMARAL um cristão por excelência, e um advogado magnífico. Lembramos também do salão paroquial no solo, onde se apresentavam peças teatrais, festas da igreja, conferências etc. Ali também, se apresentava o nosso querido Ary Fontoura.

À direita, damos de frente, com a sempre lembrada IGREJA DO ROSÁRIO também antiga, do tempo dos escravos. Foi construída no tempo da escravidão para receber religiosamente somente os mesmos. Por isso à princípio era chamada IGREJA DOS PRETOS. Era de costume da época receber todos os coches fúnebres que se destinavam ao Cemitério Municipal, para uma cerimonia antes do sepultamento.

Ressaltamos a presença nesta igreja por muitos anos, do sempre lembrado Monsenhor Celso da Cunha que foi seu pároco.

Desçamos um pouco pela Trajano Reis e encontraremos a querida IGREJA LUTERANA com seu famoso Colégio onde muitos familiares estudaram e foram bem sucedidos, citando Ângela Alves, Gioconda N. Kuchembuk. Mário C., Paulo César e Denise.

Muitos cultos assisti neste Templo que eram apresentados, em português e outros em alemão.

Subamos agora a Avenida João Gualberto e encontraremos a linda CAPELA DA GLÓRIA logo após ao Colégio Estadual do Paraná ( antiga Chácara de Nhá Laura ). Que saudades desta singela Capela ( pertencente à família Leão ). Neste local se deu início às famosas novenas de Perpétuo Socorro. Ao longo do tempo foi construída uma nova Igreja em frente ao Estádio Couto Pereira onde abriga uma multidão de fiéis semanalmente.

RECORDAR É VIVER!

Share Button

2 comentário em “CIRCUITO RELIGIOSO.

  1. Tia Iara,

    Parabéns pelo texto, sensacional. Cada dia melhor.

    Segue abaixo citações envolvendo o Padre Antônio ( Padre Antônio Vicente da Cruz ), irmão da nossa trisavó Benedita e consequentemente tio do bisavô Álvaro José.

    Achei importante publicar por ter relação com o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *