DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Voltemos há bilhões de anos atrás para relembrarmos um pouco sobre a história da água em nosso planeta, quando ainda não existia seres humanos ou vida biológica.

A princípio o que havia eram enormes erupções vulcânicas que lançavam muitos gases e grande quantidade de vapor d’agua;  nome surgido do encontro de duas substâncias, compostas de dois  átomos de hidrogênio e um de oxigênio-H2O- nada mais que nossa  água!

Durante séculos este vapor foi acumulado e começou a passar do estado de vapor para líquido.

Este fenômeno deu origem aos oceanos. Com a presença do sol com seu aquecimento, deu-se a evaporação e ao chegar a temperaturas baixas, voltava ao estado líquido em forma de chuvas. Com o surgimento dos seres humanos, também começou a evaporação dos seus corpos para a atmosfera voltando assim em forma de chuvas.

Sendo assim até hoje o este ritmo de transformações são conhecidas como o “Ciclo da água “

O maior reservatório de água doce subterrânea do planeta é o “Aquífero Guarani “ com seus 1,2 milhões de quilômetros quadrados,  desde a Bacia Sedimentar do Paraná, até a Bacia do Chaco-Paraná e presente em quatro países da América do Sul : Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.  Sendo  assim, lembremos nesta data ocorrida no último dia 22 do corrente mês, comemorado em todo nosso planeta como “Dia Mundial da Água”. Meditemos nesta ocasião o valor gigantesco deste fabuloso líquido, tão usado de maneira aleatória por todos os seres vivos.

Reconheçamos diariamente o imenso valor desta riqueza, aliada a outras tantas, como o Ar e o Sol. Tenhamos sempre presente em nossas mentes os dons imensuráveis deste maná que a natureza nos brinda! Existe coisa mais linda que apreciar as ondas do mar, o andamento da correnteza dos rios ou ouvir a orquestra maravilhosa de uma cascata?

Atente agora para o seguinte: quando o ser humano é gerado, até seu nascimento ,fica em formação biológica imerso em água no ventre de sua genitora! Que fenômeno maravilhoso  e espetacular! O mesmo se dá com o reino animal.

Falemos agora de outras grandes utilidades da água tais como:  nossa  alimentação, asseio, lazer e lembrando também  as belas viagens marítimas, além do grande comércio através de nossos oceanos garantindo economia entre os países. Não esquecendo  seu emprego na  indústria e agricultura. Tenhamos em mente finalmente o equilíbrio da vegetação tão necessária à vida humana.

Não esqueçamos todos os dias de nossas vidas a render culto e até veneração a este líquido tão precioso. Não existe prazer maior que sorver um gostoso copo com água pura quando se está  com sede . Água é Vida!  Não a desperdice, jamais.

A próxima reunião em celebração  do Dia Mundial  da Água” será no Senegal, em  2021.

RECORDAR  É  VIVER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *