- BLOG, CURITIBA ANTIGA

EDIFÍCIO COPACABANA EM 1949

Para quem conhece a Curitiba atual dificilmente acertaria o local dessa foto feita pelo tio Mario em 1949. O edifício é o Copacabana situado na Rua Amintas de Barros Nº 59 no centro da capital de todos os paranaenses.

Esta imagem está em nossos arquivos a algum tempo até que resolvemos fazer uma revisão e não existia ainda a identificação do local. Tínhamos conhecimento ser em Curitiba no ano de 1949 e mais nada. Para descobrir o local recorremos ao meio mais curto e fácil, ou seja mandamos uma mensagem para a tia Iara que prontamente clareou a “parada” e de quebra contou uma história bem bacana da época onde reproduzimos abaixo com ilustração.

Tia Iara disse: Será que não é o edifício ao lado do Guaíra antes dele ser construído? Veja a data do Centenário do Paraná se for depois da data da foto pode ser o Ed. Copacabana na rua à esquerda do atual teatro visto de frente.

Fomos conferir no google maps e realmente trata-se do Edifício Copacabana situado na Rua Amintas de Barros Nº 59 bem ao lado do teatro Guaíra.

Mas a estória não acabou por aí, tem mais observações e memória da tia Iara.

Tia Iara disse: Esse edifício foi palco de apresentação de uns alemães trapezista que se apresentaram andando em cordas do Ed. Marumbi Foto abaixo também feita pelo tio Mario em 1949) até este Copacabana ! Era pequena e me lembro bem! O Grupo de chamava Zigpisten! Depois deste dia pensava em ser equilibrista!!! Ah! Ah!

Aproveitamos o embalo e a ótima memória da tia e perguntamos sobre o teatro Guaíra.

Tia Iara disse: Não era um terreno abandonado ! O primeiro Teatro Guaíra pegou fogo antes da inauguração ! Só no ano seguinte foi restaurado e inaugurado ! Lá estava eu presente !!!Beijos da tia para vocês !

Com esse último comentário descobrimos também o local exato do tio Mário quando fez essa fotografia, estava exatamente no terreno citado pela tia onde atualmente está construído o teatro Guaira.

Espero terem gostado do post, um abraço e até a próxima.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *