FAMÍLIA E SEUS VALORES

Nosso tema de hoje trata-se, dos valores que a família exerce em seus componentes. Se acompanharmos o desenvolvimento de um indivíduo em um seio familiar com um certo conteúdo de princípios morais, logo chegaremos à conclusão que o meio ambiente é a tônica principal de nossa existência.

Isso afirmo com convicção absoluta pois desde minha tenra idade, recebi junto a meus manos, valores importantíssimos acerca de moral e sociabilidade, transmitidas por nossos genitores.

Havia sempre uma cobrança da parte deles, no tocante ao entrosamento familiar por tratarmos de uma família composta de muitos irmãos. Isto sem dúvida nos tornou solidários, generosos e acima de tudo solícitos entre nós e nossos amigos.

Relembro com satisfação que o lema principal de nossa educação sempre foi “HONESTIDADE’’ transmitidas através de exemplos e principalmente atos. Jamais nenhum membro familiar foi acometido por atos ilícitos ou de baixa educação. Considero isto um acontecimento de grande satisfação ou melhor orgulho!

Atribuo também a este sucesso de desenvolvimento, a contribuição das excelentes escolas da época que além de serem públicas, ajudaram para nosso crescimento moral e intelectual. As referidas eram de caráter rígidos e acima de tudo, o civismo imperava, formando cidadãos natos.  Estes ensinamentos transmitidos, carregamos até os dias atuais e à noite ao repousar nossas cabeças, enchem de alegria, ou talvez até seja, a tal “FELICIDADE” tão propalada entre nós.

Através dos anos temos experimentados transmitir para novas gerações os mesmos ensinamentos porem com algum tropeço interferindo, trata-se da danada da “EVOLUÇÃO” tão necessária para o desenvolvimento da humanidade.

Olhando agora para nossos antepassados familiares, nos deparamos tanto nas famílias “METTERNICH” “NASCIMENTO” e “LEONE” com os mesmos modos e atitudes transmitidas através das gerações. Novo sentimento de orgulho e respeito invade nossos corações, com estas lembranças.

Temos a ressaltar que as atitudes e ensinamentos que recebemos, parece que atraiu pessoas com as mesmas características para nosso convívio. Estou falando da união de nossos familiares com outras famílias através do casamento.

São as famílias: GUIMARÃES BRANDÃO BUSO STRESSER  ANDREATTA  BELLO  ALVES

Famílias estas, também de um passado, de altos valores e vieram a reforçar esta união de pessoas e conviver com os mesmos ensinamentos herdados de seus entes queridos.

Eis aí uma pequena explanação sobre o que considero alguns atributos que compõe em sociedade, os verdadeiros valores de uma “FAMÍLIA”.

RECORDAR É VIVER!

2 comentários

  1. Albano
    Albano Responder

    O texto retrata fielmente os valores e princípios. Defeitos todos temos, porém as virtudes citadas nos enchem de orgulho e motivação para seguir em frente nessa caminhada.

    Excelente tia Iara. Obrigado por compartilhar suas memórias e também posturas de vida baseadas na ética, moral e acima de tudo honestidade.

  2. Fernando Luiz
    Fernando Luiz Responder

    Vou aproveitar o belíssimo texto da Tia Iara e contar algo que aconteceu no velório do meu pai Mario, pois ao receber o abraço de seus velhos colegas que então eram mais novos do que ele, pois quando se foi beirava os 90 anos, mas que eram gente acima dos 75 anos de idade se referiam a ele como um exemplo de honestidade e inclusive um deles dizendo que fora o homem mais honesto que vira na vida.

    Depois do terceiro cumprimento com a mesma frase decidi perguntar a um deles porque falavam sempre a mesma coisa, e a resposta é que ele tinha ocupado duas das três diretorias regionais do DER que mais possibilitavam ao cometimento de erros, pois como naquela época era de expansão da malha rodoviária o DER é quem fazia diretamente as obras, não se viu nenhum ato de favorecimento a ele, fato que era comum a outros diretores na época.

    Este fato me encheu de orgulho e agora partilho com vocês dando entendimento maior ao que a Tia quis transmitir .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *