Família LEONE é oriunda da ITÁLIA, mais precisamente da cidade de DIAMANTE – Provincia di Cosenza – situada no início da CALÁBRIA e em Curitiba alguns membros da clã instalaram-se quando de sua imigração em 1899. Foram eles: Francesco Maria Raffaéle Leone e Maria Amália Carmela Calafiori.
Um pouco de história
Francesco (20/09/1867) e Maria Amália (21/05/1868) casaram-se em Diamante em 27/02/1898 e lá tiveram a sua primogênita Luiza Antonietta nascida em 16/01/1899.
Neste mesmo ano, o casal resolveu imigrar definitivamente para o Brasil, deixando a Itália pelo porto de Gênova em 20/03/1899 e desembarcando no Porto de Santos em 22/07/1899, cujo destino oficial final seria São João do Triunfo – PR, mas, Francesco sabia que Curitiba seria seu ponto final onde ele e sua família iriam começar a vida no Brasil, pois já nesta cidade vivera ele por cerca de dez anos antes de seu casamento.
Quando já no Brasil o casal teve mais três filhos:
Luiz Antônio Salvador Leone
Eugenio Rosário Leone
Anitta Grazia Leone
Convém aqui lembrar a coragem e destemor do casal imigrante que na Itália deixaram seus pais, do lado de Maria Amália os senhores João Calafiori e Luiza Piemontenna e do lado de Francesco a senhora Luiza Palazzo, sua mãe, pois o seu pai Luigi Leone acompanhou o casal quando viera definitivamente para o Brasil.
Aqui Luigi, conhecido como seu Luiz, trabalhou como comerciante e segundo se sabe, sua praça preferida de negócios era a Cidade da Lapa – PR. (Os Leoni da Lapa seriam efetivamente contra parentes dos Leone de Curitiba?).
Um abraço e até a próxima.
Quero deixar registrado o agradecimento ao primo Léo por além de ser um grande colaborador desse espaço com seus artigos e memórias ajudou muito na questão de eventuais correções de nomes e sobrenomes.