- BLOG, CURITIBA ANTIGA, MEMÓRIAS DE IARA

MEMORÁVEL COMÉRCIO CURITIBANO

Nesta data, relembraremos alguns pontos comerciais importantes que fizeram parte desta nossa Curitiba, sendo que muitos ainda aí estão presente em nossos dias.

Ressaltamos que a maioria do comércio, se localizava na parte central de Curitiba. Lembrando também que as citações abaixo se desenrolou a partir do ano 1938 data de meu nascimento.

Comecemos com a conhecida LOJAS AMERICANAS com seus vários departamentos que foi a febre do Curitibano na época de sua inauguração (na XV de novembro com Monsenhor Celso).

No ramo de hotéis destacamos o GRANDE HOTEL MODERNO na XV ao lado do famoso CAFÉ ALVORADA, o sempre lembrado BRÁZ HOTEL e o HOTEL JONHCHER na Barão de Rio Branco, além do pequenino mas muito lembrado HOTEL RIACHUELO.

Dentre os bares importantes citamos o COMETA, TRIÂNGULO na XV e o presente ainda na Pça. Ozório, o PALÁCIO e o BAR STUART frequentado por gerações consecutivas. Na mesma linha salientemos as confeitarias conceituadas a SCHAFFER a IGUASSÚ além da presente CONFEITARIA DAS FAMÍLIAS, todas na XV de Novembro.

No ramo relojoeiro destacamos a antiga RELOJOARIA READER na Riachuelo, com seus instrumentos de precisão e relógios de várias marcas importados, a RELOJOARIA e JOALHERIA PROGRESSO na Pça. Tiradentes, a ALPINA na Riachuelo.

No aspecto cinematográfico, lembramos os importantes cinemas: cines ÓPERA, AVENIDA, RITZ, ARLEQUIM, PLAZA, MARABÁ, CURITIBA, LUZ, BROADWAY, VITÓRIA e PALÁCIO.

No comércio de ferragens registramos a grande CASA HAUER, CASA VERMELHA, e MARCOS MORO.

Já as lojas de louças e porcelanas destacamos a CASA CRISTAL, CASA PORCELANA, CASA DAS LOUÇAS e CASA ALUMÍNIO.

Quanto às pizzarias lembramos das famosas pioneiras PALAZZO E LANDERNA. Ah! Que saudades das verdadeiras regadas a queijos de qualidade!

No setor de tecidos recordamos das PERNAMBUCANAS, TECELAGEM IMPERIAL, GOMEL, A JERUSALEM, TÍVOLI, RAVENA e CASAS DOS TECIDOS.

Na parte musical destaque para duas casas comerciais que foram: CASA HERTEL e CASA SARTORI.

No ramo automobilístico destacamos a CASA NICKEL com seus Chevrolet .

Pelos idos 1954 tivemos o prazer de conhecer comércios de lojas de departamentos tais como, a grande PROSDÓCIMO e HERMES MACEDO sendo esta última vendedora até de produtos de náuticos. Outra loja de departamentos famosa foi a CASA SLOPER .

No setor de vestuário masculino apontamos CASA LEUTNER e a imortal CASA EDITH ainda presente entre nós.

Falemos agora de coisas doces e gostosas como o comercio de chocolates ICAB, COPENHAGEN, além da velha BASGAL na Pça. Tiradentes, além dos famosos açougues, GARMATTER E JORGE BONN. Falando em carnes temos a ressaltar as churrascarias pioneiras em nossa Curitiba : TEMPÔ, GRUTA AZUL, BAMBÚ e IGUASSÚ. Não esqueçamos do risoto de SANTA FELICIDADE.

Dentre as farmácias principais apontamos a velha STELFELD (foto), MINERVA, CATEDRAL com suas ervas, a legendária FARMÁCIA NILO CAIRO com suas manipulações homeopáticas.

Quem viveu um passado como este sente saudades, ainda apesar da evolução contínua com seus avanços em diversas área como a digital e eletrônica.

Por isso repito,
RECORDAR É VIVER!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *