MEMORÁVEL COMÉRCIO CURITIBANO

Nesta data, relembraremos alguns pontos comerciais importantes que fizeram parte desta nossa Curitiba, sendo que muitos ainda aí estão presente em nossos dias.

Ressaltamos que a maioria do comércio, se localizava na parte central de Curitiba. Lembrando também que as citações abaixo se desenrolou a partir do ano 1938 data de meu nascimento.

Comecemos com a conhecida LOJAS AMERICANAS com seus vários departamentos que foi a febre do Curitibano na época de sua inauguração (na XV de novembro com Monsenhor Celso).

No ramo de hotéis destacamos o GRANDE HOTEL MODERNO na XV ao lado do famoso CAFÉ ALVORADA, o sempre lembrado BRÁZ HOTEL e o HOTEL JONHCHER na Barão de Rio Branco, além do pequenino mas muito lembrado HOTEL RIACHUELO.

Dentre os bares importantes citamos o COMETA, TRIÂNGULO na XV e o presente ainda na Pça. Ozório, o PALÁCIO e o BAR STUART frequentado por gerações consecutivas. Na mesma linha salientemos as confeitarias conceituadas a SCHAFFER a IGUASSÚ além da presente CONFEITARIA DAS FAMÍLIAS, todas na XV de Novembro.

No ramo relojoeiro destacamos a antiga RELOJOARIA READER na Riachuelo, com seus instrumentos de precisão e relógios de várias marcas importados, a RELOJOARIA e JOALHERIA PROGRESSO na Pça. Tiradentes, a ALPINA na Riachuelo.

No aspecto cinematográfico, lembramos os importantes cinemas: cines ÓPERA, AVENIDA, RITZ, ARLEQUIM, PLAZA, MARABÁ, CURITIBA, LUZ, BROADWAY, VITÓRIA e PALÁCIO.

No comércio de ferragens registramos a grande CASA HAUER, CASA VERMELHA, e MARCOS MORO.

Já as lojas de louças e porcelanas destacamos a CASA CRISTAL, CASA PORCELANA, CASA DAS LOUÇAS e CASA ALUMÍNIO.

Quanto às pizzarias lembramos das famosas pioneiras PALAZZO E LANDERNA. Ah! Que saudades das verdadeiras regadas a queijos de qualidade!

No setor de tecidos recordamos das PERNAMBUCANAS, TECELAGEM IMPERIAL, GOMEL, A JERUSALEM, TÍVOLI, RAVENA e CASAS DOS TECIDOS.

Na parte musical destaque para duas casas comerciais que foram: CASA HERTEL e CASA SARTORI.

No ramo automobilístico destacamos a CASA NICKEL com seus Chevrolet .

Pelos idos 1954 tivemos o prazer de conhecer comércios de lojas de departamentos tais como, a grande PROSDÓCIMO e HERMES MACEDO sendo esta última vendedora até de produtos de náuticos. Outra loja de departamentos famosa foi a CASA SLOPER .

No setor de vestuário masculino apontamos CASA LEUTNER e a imortal CASA EDITH ainda presente entre nós.

Falemos agora de coisas doces e gostosas como o comercio de chocolates ICAB, COPENHAGEN, além da velha BASGAL na Pça. Tiradentes, além dos famosos açougues, GARMATTER E JORGE BONN. Falando em carnes temos a ressaltar as churrascarias pioneiras em nossa Curitiba : TEMPÔ, GRUTA AZUL, BAMBÚ e IGUASSÚ. Não esqueçamos do risoto de SANTA FELICIDADE.

Dentre as farmácias principais apontamos a velha STELFELD (foto), MINERVA, CATEDRAL com suas ervas, a legendária FARMÁCIA NILO CAIRO com suas manipulações homeopáticas.

Quem viveu um passado como este sente saudades, ainda apesar da evolução contínua com seus avanços em diversas área como a digital e eletrônica.

Por isso repito,
RECORDAR É VIVER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *