O Museu de São Francisco do Sul e Octávio da Silveira.

Com muita alegria publicamos essa notícia citando o historiador Octávio da Silveira (Primo do nosso avô Julio Metternich do Nascimento).

Na ala nova do Museu Histórico de São Francisco do Sul, o visitante pode contemplar uma pequena exposição em três ambientes: a grande sala da cadeia (que abriga cristaleiras com louças, livros, tela de Kurt Herrmane um cantinho dedicado ao historiador Octávio da Silveira); a sala do delegado, transformada em espaço dos esportes, com imagens da equipe feminina de vôlei e memórias dos clubes de futebol Atlético e Ipiranga; além do espaço da cozinha, com utensílios domésticos.

O comandante da marinha Maurício de Barcellos Sant’ Anna, um dos idealizadores do museu há 20 anos, ressalta a abnegação dos funcionários mas lamenta a falta de uma política de investimento cultural na cidade. “A cidade se auto-denomina histórica mas na realidade não se preocupa com isso. Não dá para permanecer no amadorismo e nem pensar na casca sem valorizar o recheio”, conclui. Em 2004, 8.200 pessoas assinaram o livro de visitas do museu.

Museu Histórico de São Francisco do Sul.

Visitação: Das 9 às 18h (terça à sexta); das 11 às 18h (sábados, domingos e feriados).

Endereço: Rua Coronel Carvalho, s/nº, centro histórico de São Francisco do Sul

Telefone: (47) 3444-5443.

Fonte: Portal A Notícia