- ANTES E DEPOIS, BLOG

PAÇO DA LIBERDADE

Desde o início da República, a Prefeitura de Curitiba ocupou, junto com a Câmara Municipal, diversos imóveis alugados. A sede própria do executivo e legislativo municipal é projetada em 1913 e sua inauguração ocorre em 24 de fevereiro de 1916. Considerado, na época, o nosso Hotel de Ville, o Paço tem seu projeto assinado pelo próprio prefeito, Candido Ferreira de Abreu. Na equipe técnica constam nomes de peso, como Roberto Lacombe, responsável pelas esculturas e ornamentações, e Eduardo Fernando Chaves, fiscal da obra.

Em 1955, a Câmara Municipal transfere-se para a sua atual sede na Rua Barão do Rio Branco. Já a prefeitura permanece no edifício até 1969, quando se muda para o Palácio 29 de Março, no Centro Cívico. Entre 1974 e 2002, abriga o Museu Paranaense. Em 29 de março de 2009, no aniversário de Curitiba, o Paço da Liberdade é entregue à população, totalmente revitalizado, abrigando um espaço cultural gerenciado pelo SESC.

É o único edifício de Curitiba tombado nas esferas nacional, estadual e municipal, fato que demonstra a sua relevância histórica e arquitetônica.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Deslize a barra para visualizar os detalhes.

 

Share Button

2 comentário em “PAÇO DA LIBERDADE

  1. tenho fortes indicios que a praça generoso marques foi onde era um mercado municipal.
    que o paço para a liberdade foi erigido usando as funcacoes da cadeia publica outrora queimado…
    somente gostaria de saber por qeu o palacete hofmann foi demolido.(foto antiga ele aparece atras do Paço).e por que o pelourinho esta hoje onde estava esta edificação..att: Charles Andrews Porto

    1. Olá Charles. Sim, seus indícios procedem, eu já vi fotos do antigo mercado nesse local.
      Quanto o uso das fundações bastante interessante esta sua observação.

      Seja bem vindo e participe sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *