Padrinhos de Benedita S. C. de Maria!

José Borges de Macedo foi o segundo filho do capitão Cirino Borges de Macedo e d. Rosa Maria e Silva e seu nascimento ocorreu na cidade de Castro (interior do Paraná) sendo batizado no dia 1º de setembro de 1791. Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal e na infância viu o pai ser camarista da cidade em várias oportunidades entre os anos de 1795 a 1800. O capitão Cirino chegou a ocupar o cargo de Juiz Presidente da cidade (na época, cargo equivalente ao de prefeito) em 1814.

O Comendador José Borges de Macedo é considerado o primeiro prefeito de Curitiba e o único a exercer o cargo no período em que a cidade e o Brasil estiveram sob o regime monárquico.

Sua primeira atividade pública em Curitiba foi na condição de Procurador da Câmara Municipal, sendo nomeado em 20 de março de 1819.

No dia 1° de setembro de 1822 o então Procurador da Câmara casou-se com Maria Rosa Floriano de Lima e deste casamento nasceram nove filhos.

3 comentários

    • Albano
      Albano Autor do postResponder

      Bea,

      Três anos depois podemos afirmar que o José Borges de Macedo era pai da Laura Maria do Nascimento Borges, a “Nhá Laura Borges”.

      Avô da Benedita do Sagrado Coração de Maria.

      Bisavô do Alvaro J. do Nascimento.

      Trisavô do Júlio M. do Nascimento.

      Tetravô de nossos pais e consequentemente nosso Pentavô.

  1. Albano
    Albano Autor do postResponder

    Vale também registrar que Cirino Borges de Macedo (pai de José Borges) nessa linha genealógica vem a ser nosso Hexavô. Porém esse é assunto para outro momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *