- BENEDICTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, BLOG, CHÁCARA NHÁ LAURA, LAURA MARIA DO NASCIMENTO BORGES

PASSEIO PÚBLICO DE CURITIBA. AGORA SIM TUDO CERTO!

Depois de publicarmos o post “Passeio Público, uma correção!!!” (Clique aqui para ver) solicitando a alteração do texto onde era citada Benedita do Sagrado Coração de Maria como enteada de Laura Borges e não filha, hoje dia 24-07-2019 recebemos o contato eletrônico enviado pela Ouvidoria da Superintendência da Cultura com a seguinte mensagem:

Em resposta à reivindicação formulada, informamos que a alteração foi realizada e pode ser conferida clicando no link abaixo:

http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=72

Propriedades adquiridas para construção do Passeio. 

Os terrenos hoje ocupados pela Casa do Estudante, sito á rua Luiz Leão e o Colégio Estadual pertenciam à Dona Laura Borges, como consta no mapa original do Passeio Público (Imagem acima), datado de l887, e a sua filha Dona Benedita do Sagrado Coração de Maria. Parte dos mesmos foram desapropriados para aumentar a área do Passeio Público. Outra parte que correspondia a três quartos do total da área era de propriedade do município. O Largo do Bittencourt conhecido como engenho do Bittencourt, também foi desapropriado, sendo que algumas décadas depois, foi cedido para a instalação do Círculo Militar. A área total destas propriedades era de 95.000m dentre os quais 25.000m eram lagos e canais. Cabe ressaltar que sua área original era maior, e foi mutilada por doações do governo. Por isso, as propriedades adquiridas para a construção do Passeio Público pertenciam em sua maior parte ao município, outra parte desapropriada era da viúva Hauer.

Feito isso registramos publicamente nossos agradecimentos por ser atendida e executada nossa reivindicação. 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *