Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e o Padre Antônio!

Na época era conhecida como Hospital de Caridade de Curityba. Atualmente Santa Casa de Misericórdia.

Essa imagem valeu uma matéria publicada no Portal Paraná Online com importante participação do Padre Antônio Vicente da Cruz na história da cidade, o qual reproduzimos abaixo:

O Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba foi inaugurada em 22 de maio de 1880. Foi o primeiro hospital de Curitiba. Obra de expressiva repercussão por sua beleza arquitetônica e, principalmente, por sua capacidade: 160 leitos.

Os responsáveis pela construção do hospital tiveram ação abrangente. A par da construção propriamente dita, cuidaram de muitos outros detalhes. Por exemplo, a Capela de São Francisco de Paula, que pertencia à irmandade, apresentava condições precárias, necessitando urgente restauração. E a instituição não tinha os recursos necessários. Daí o gesto generoso do Padre Antônio Vicente da Cruz, oferecendo-se para tomar a seu cuidado a capela, restaurando-a por sua conta, com todas as despesas. A oferta foi aceita. Um detalhe: o Padre Antônio Vicente da Cruz era irmão, ou seja, integrante da irmandade.

Embora o historiador Francisco de Paula Dias Negrão não citasse, sabe-se por outras vias, que dita capela situava-se no Alto São Francisco, onde estão, até hoje, as ruínas, mantidas como patrimônio histórico.

O relógio, o mesmo que funciona até hoje, com as badaladas de 15 em 15 minutos e nas horas cheias, foi encomendado pelo presidente Lamenha Lins, sendo importado de Hamburgo, na Alemanha, por intermédio do relojoeiro Júlio Langue.

Saiba mais sobre o Padre Antonio Vicente da Cruz Clicando Aqui