- BLOG, CURITIBA ANTIGA, MEMÓRIAS DE IARA

VULTOS DE MEU BAIRRO.

Há dias, passei a relembrar as grandes figuras e vultos importantes de meu bairro. Resolvi classificá-los em duas etapas. Aqueles existentes que não conheci pessoalmente, e outros com os quais tive o prazer de conviver.

Nas ARTES conheci o grande pintor paranaense ALFREDO ANDERSEN e algumas pessoas de sua família, moradores na Rua Mateus Leme ( entre Paula Gomes e Inácio Lustosa, casa ainda existente no local como museu )

Na MÚSICA se destacou o insigne AUGUSTO STRESSER, cuja obra principal de sua carreira foi a Ópera Sidéria. Morador na Paula Gomes ( entre Barão do Cerro Azul e Mateus Leme, cuja casa ainda presente no local ) a referida foi vendida e habitada por muitos anos após a sua morte pela família PILOTTO. Não o conheci pessoalmente.

Na POESIA a notável HELENA KOLODY que tive a honra de conhecer e conviver com suas manas, moradoras na Rua Paula Gomes ( entre Trajano Reis e Almirante Barros )

Na EDUCAÇÃO lembramos a 1ª mestra do estado do Paraná, a inesquecível JÚLIA WANDERLEY ( diretora do Grupo Escolar Tiradentes ) muito comentada por sua forte personalidade. Não foi moradora do bairro, porem conviveu no mesmo, muitos anos. Minha mãe comentava que ela era dotada de forte inclinação à política, que debatia com grande entusiasmo, nas esquinas da Barão, sempre acompanhada pelo seu “guarda-chuvas.”

Na JURISDIÇÃO ressalto o grande jurista DES. ISAIAS BEVILAQUA morador à Paula Gomes entre Duque de Caxias e Mateus Leme ) casa ainda no local. Conheci Dr. Isaias e sua família e frequentava sua residência com minha mãe. Gostava de visitá-los pois, nos era servido delicioso licor !

Lembramos também do Dr. Ary Florêncio Guimarães inesquecível Desembargador de nosso Estado.

Na POLÍTICA nosso inesquecível vizinho GAL. PLINIO ALVES MONTEIRO TOURINHO político, militar, professor de engenharia geodesia e astronomia, sendo um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná.

Também temos a ressaltar na política seu genro o sempre lembrado GAL. IBERE DE MATOS, um dos bons prefeitos, que teve nossa Curitiba. Residiram muitos anos na Barão em frente nossa casa.

Lembramos também do DR. JOÃO RIBEIRO DE MACEDO professor da Universidade Federal e um dos seus grandes reitores. Morava com sua família na Rua Presidente Farias em frente ao Passeio Público, local muito frequentado por mim devido amizade de suas filhas e netas.

No TEATRO o nosso querido ARY FONTOURA que muito nos honrou e continua nos brindando com suas atuações. Morou com a família ( na Pres. Carlos Cavalcanti em frente ao antigo Quartel General )

Finalmente gostaria de relembrar certas personagens exóticas e bizarras do bairro com seus apelidos , que são as seguintes:

LIMPA CHAMINÉ uma criatura franzina que se vestia com um fraque preto, com cartola e bengala todo elegante, e que prestava ótimos serviços de limpeza de chaminé das residências da redondeza. Atendia os fregueses armado de um tijolo e uma corda.

SACAROLHA outro personagem interessante bem vestido, com uma estatura altíssima e usava uma chupetinha na lapela de seu paletó, comprador de ternos usados que sempre estava presente pelas ruas do bairro.

CAPA PRETA, um ébrio de categoria, pois quando tomava muita bebida fazia longos discursos nas esquinas. Usava uma capa tipo gaúcho, com calor ou frio e chuva.

MARIA BALÃO, uma cigana meio transtornada que vendia tachos ciganos. Desta criatura tínhamos pavor pois nos amedrontavam, dizendo que a mesma roubava crianças que não obedeciam os mais velhos.

Saudades destes anos !

RECORDAR É VIVER !

Share Button

1 Comentário em “VULTOS DE MEU BAIRRO.

  1. Aquele LIMPA CHAMINÉ deveria ter bastante clientes, chaminés nessa época não deveria faltar. Interessante também as ferramentas de trabalho, corda e tijolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *